Home » Trump ameaça impor tarifas a países que não apoiam anexação da Groenlândia

Trump ameaça impor tarifas a países que não apoiam anexação da Groenlândia

por admin
0 comentários
trump-ameaca-impor-tarifas-a-paises-que-nao-apoiam-anexacao-da-groenlandia

Presidente dos EUA afirma que precisa controlar a ilha para manter segurança do próprio país; republicano gostaria de comprar o território e não descarta ação militar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas a países que não apoiam o plano de anexação“>plano de anexação da Groenlândia,“>Groenlândia, território pertencente à Dinamarca. O republicano afirma que precisa controlar a ilha para manter a segurança dos EUA.

“Poderia impor tarifas aos países que não concordarem com a anexação da Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia por razões de segurança nacional”, disse Trump“>Trump em uma mesa-redonda sobre saúde na Casa Branca nesta sexta-feira (16).

O republicano comparou as tarifas relacionadas à Groenlândia com as mesmas que ameaçou impor à França“>França e Alemanha sobre produtos farmacêuticos, no ano passado.

Essa é a ameaça mais recente de Trump, na tentativa de adquirir a ilha ártica. Ele já afirmou ter o desejo de comprar“>comprar o território e que utilizará meios militares para conquistar a Groenlândia, se necessário.

Leia também:

  • Negociadores ucranianos viajam aos EUA para discutir plano de cessar-fogo com Rússia” rel=”noopener”>Negociadores ucranianos viajam aos EUA para discutir plano de cessar-fogo com Rússia
  • Protestos no Irã diminuem após repressão e ‘milhares de mortes’, dizem organizações” rel=”noopener”>Protestos no Irã diminuem após repressão e ‘milhares de mortes’, dizem organizações
  • Comitê de Governança de Gaza se reúne pela primeira vez no Egito” rel=”noopener”>Comitê de Governança de Gaza se reúne pela primeira vez no Egito

Os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca“>Dinamarca e da Groenlândia visitaram a Casa Branca na última quarta (14) para discutir sobre o tema. Porém, afirmaram que mantinham um “desacordo fundamental” com Trump.

Os países, no entanto, concordaram em criar um grupo de trabalho para continuar as conversas sobre o tema a cada duas ou três semanas, segundo informou a Casa Branca na quinta (15). Na mesma data, militares europeus“>militares europeus chegaram à Groenlândia para apoiar a Dinamarca.

* Com informações da AFP.

Júlia Melgaço

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

você pode gostar