Home » Vice-chefe da inteligência militar da Rússia é baleado em Moscou

Vice-chefe da inteligência militar da Rússia é baleado em Moscou

por admin
0 comentários
vice-chefe-da-inteligencia-militar-da-russia-e-baleado-em-moscou

Oficiais russos atribuem ataque à Ucrânia, que ainda não se posicionou

Tenente-coronel Vladimir Alekseyev, vice-líder da inteligência russa, foi baleado nesta sexta-feira (6)

O tenente-general Vladimir Alekseyev, vice-chefe da inteligência militar da Rússia, foi baleado e ferido em Moscou nesta sexta-feira (6), em um ataque que ocorre após uma série de atentados contra altos oficiais, atribuídos à Ucrânia.

O agressor, que não foi identificado, disparou contra o tenente em um prédio residencial no Noroeste de Moscou. Em comunicado, Svetlana Petrenko, porta-voz do Comitê Investigativo, informou que Alekseyev foi hospitalizado.

Petrenko não informou quem poderia estar por trás do ataque contra Alekseyev, que atua como primeiro vice-chefe da inteligência militar russa desde 2011.

Desde que Moscou enviou tropas para a Ucrânia no início do conflito, há quase quatro anos, autoridades russas têm responsabilizado Kiev por assassinatos de oficiais militares e figuras públicas na Rússia. A Ucrânia assumiu a autoria de alguns deles, mas ainda não comentou o ataque contra Alekseyev.

Em dezembro, um carro-bomba matou o tenente-general Fanil Sarvarov, chefe da Diretoria de Treinamento Operacional do Estado-Maior das Forças Armadas russas.

Em abril, outro alto oficial militar russo, o tenente-general Yaroslav Moskalik, vice-chefe do principal departamento operacional do Estado-Maior, foi morto por um explosivo colocado em seu carro, estacionado perto de seu prédio, nos arredores de Moscou. Um suspeito foi rapidamente preso.

Após a morte de Moskalik, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse ter recebido um relatório do chefe da inteligência estrangeira ucraniana sobre a “liquidação” de altos militares russos, acrescentando que “a justiça inevitavelmente chega”, embora não tenha citado Moskalik nominalmente.

Em dezembro de 2024, o tenente-general Igor Kirillov, chefe das forças de defesa nuclear, biológica e química do Exército russo, foi morto por uma bomba escondida em um patinete elétrico do lado de fora de seu prédio. O assistente de Kirillov também morreu. A Ucrânia assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Representantes russos e ucranianos negociam acordo de paz

Começou nessa quarta-feira (4) a nova rodada de negociações entre representantes de Rússia e Ucrânia, com mediação dos Estados Unidos, para alcançar um acordo de fim da guerra entre os vizinhos europeus que já dura quatro anos.

“A Ucrânia está pronta para uma discussão séria, e estamos interessados em garantir que o resultado possa nos levar para um fim digno e definitivo da guerra”, escreveu em sua conta do X, antigo Twitter, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Cabe ressaltar que os governos da Rússia e dos Estados Unidos ainda não confirmaram as novas datas.

Zelensky destacou que, somente em janeiro, a Rússia lançou mais de 6 mil drones, quase 5,5 mil bombas e 158 mísseis contra o território ucraniano. Nesse período, os dois países tentaram um acordo intermediado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, mas ainda sem grandes avanços.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Gustavo Monteiro

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

você pode gostar